Prezados colegas arteterapeutas
Estamos ajudando a organizar uma exposição bastante sui-generis : trabalhos de arte de jovens entre 10 e 15 anos que estiveram presas em um campo de concentração durante a segunda guerra. Esta exposição, com sede na República Tcheca, tem rodado o mundo inteiro e virá agora para o Brasil. Estas jovens meninas tiveram a sorte de, em condições tão adversas, encontrar uma professora de arte, também presa durante este período neste campo , que se dispôs a trabalhar com elas praticamente como arteterapeuta, o que as levou a produzir diversos desenhos e trabalhos de arte que certamente as ajudaram a sobreviver.
Como esta exposição virá para São Paulo em 2013, tivemos a ideia de fazer uma ponte com trabalhos de arteterapia realizados aqui no Brasil, com jovens da mesma faixa etária que de alguma forma também vivem situações extremas como por ex violência familiar, abandono, abuso, drogas, situação de miséria, desastres ambientais etc. Estas obras estariam participando também da exposição divulgando o trabalho das instituições que o realizam, assim como o papel social e o valor terapêutico do uso da arte em situações desestruturantes.
Para isso solicitamos àqueles que se interessem em participar ou que possam indicar trabalhos que se encaixem nesta proposta, que nos enviem o quanto antes uma descrição do trabalho realizado : local, instituição , tipo de população e questões atendidas.
Pedimos a gentileza aos representantes das diversas associações de Arteterapia que divulguem esta carta entre seus associados.
Favor enviar respostas impreterivelmente até final de janeiro de 2013
responsáveis pelos contatos de trabalhos realizados no Brasil
São Paulo, 26/12/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário