Quem sou eu

Minha foto
Associação Potiguar de Arteterapia


 Ciclo Anual de Contação de Histórias


Trata-se de um momento terapêutico com vivências em grupo, possibilitando o autoconhecimento, o crescimento com a relação interpessoal e a partilha de experiências coletivas. Entrar em contato com nossa trajetória humana, repleta de emoções, imagens e sensações, sempre nos proporciona encontrar saídas, buscar novos começos, renovações, despedidas necessárias e a ampliação de conhecimentos que podem ser utilizados em diversos campos do saber. 
A grande partilha das histórias humanas nos alimenta a todos! Venha participar somando sua presença neste Balaio de encontros e afetos, enriquecendo a todos nós!
Iniciamos o ciclo anual de Contação de Histórias com um Tema Livre, a fim de que possam escolher uma história, texto, poesia ou música que esteja pulsando em seus corações e mentes para partilharem.
Quem desejar participar, agende na memória e no coração!
Será dia 27 de abril, na casa do prof. Ramos. 
Convidem amigos e vamos renovar o Balaio deste ano!
Maiores Informações: 
Ana Cássia Nogueira
cassiabnogueira@gmail.com

DIÁLOGO: SÉTIMA ARTE E ARTETERAPIA


CONVIDAMOS AOS INTERESSADOS PARA ASSISTIR, 
DIALOGAR/ANALISAR O FILME: 
                                                   
A VIDA EM PRETO E BRANCO 


Título Original: Pleasantville  - País de Origem: EUA - Ano: 1998 - Duração: 116min - Diretor: Gary Ross  - Elenco: Tobey Maguire, Reese Witherspoon, Jeff Daniels, Joan Allen, William H. Macy, J.T. Walsh, Don Knotts, Marley Shelton, Jane Kaczmarek



ENTRADA FRANCA 





Local: Av. Miguel Alcides de Araújo, 1820 – Bairro Cidade Jardim, Natal – RN, CEP. 59078-270 (Residência de Ana pegado).


Horário: 15:00 horas (PONTUALMENTE)

Mediadora: Luzia Sampaio



Os filmes podem ser utilizados como um instrumento no trabalho do arteterapeuta, até porque, o cinema considerado a Sétima Arte, sabem por que? 
Existe um documento produzido por Ricciotto Canudo, em 1911 e publicado em 1923 que se chama 'Manifesto Das Sete Artes'. Canudo foi crítico de cinema francês que estudou física, línguas orientais e arquivos bíblicos na Itália, na Universidade de Florença. Preocupado com a evolução técnica do cinema, considerando sua evolução através dos anos, resolveu escrever um artigo com o título 'La Naissance d´un sixième art. Essai sur Le cinématographe', no qual coloca, de fato, o cinema como uma arte, a sétima, listando também as demais categorias. Foi um vanguardista nas questões inerentes à combinação de diversas artes para se formar uma única e atestava que o cinema era uma forma de 'arte total', pois organizava, de certa forma, a 'alma da modernidade', reunindo linguagem, expressão, dimensão plástica, movimento, pintura, arquitetura, escultura, ritmo, música e poesia. Os artigos de Canudo sobre este tema ajudaram a movimentar o ambiente cultural de Paris e incentivar pintores e escritores, dando origem ao movimento expressionista.

Assim, o Manifesto organiza-se desta forma:
1ª Arte: Música (som);
2ª Arte: Dança / Coreografia (movimento);
3ª Arte: Pintura (cor);
4ª Arte: Escultura (volume);
5ª Arte: Teatro (representação);
6ª Arte: Literatura (palavra);
7ª Arte: Cinema (integrando todas as anteriores).

Posteriormente, com os avanços em todas as áreas da ciência, da arte e da tecnologia, outros autores inseriram novas formas de arte ao manifesto de Canudo. Assim:
8ª Arte: Fotografia (imagem);
9ª Arte: Banda Desenhada (cor, palavra, imagem);
10ª Arte: Jogos De Computador E De Vídeo (levando em conta que alguns jogos integram todas as artes anteriores, e a próxima, enquanto outros integram apenas alguns);
11ª Arte: Arte Digital (artes gráficas computadorizadas 2D, 3D e programação).

Assim, o Cinema também pode integrar a 8ª arte, assim como a 9ª quando se trata de Animação. http://oteatrodavida.blogspot.com.br/2011/07/


Os melhores filmes são feitos com pedaços de vida – simplesmente.
Charles Chaplin