Quem sou eu

Minha foto
Associação Potiguar de Arteterapia

I JORNADA DE ARTETERAPIA DO RIO GRANDE DO NORTE



ARTETERAPIA: A VIDA PEDE ARTE
A Arteterapia é um processo terapêutico que utiliza a linguagem expressiva-verbal, não verbal ou escrita, como recurso mediador na liberação de sentimentos e emoções. Através das Oficinas Criativas - vivências arteterapêuticas - o indivíduo pode expressar seus sentimentos e emoções com criatividade, possibilitando reorganizar e (re)significar sua história de vida.


QUEM SOU
Em Assembléia Geral Extraordinária, deliberou-se a fundação da Associação Potiguar de Arteterapia, no dia 16 de Dezembro de 2004. A Associação Potiguar de Arteterapia - ASPOART tem como objetivo: • A defesa dos interesses dos profissionais de Arteterapia; • Divulgação da Arteterapia nos mais diversos contextos; • Promoção de cursos livres, workshops, palestras, seminários, simpósios, grupos de estudos ligados a Arteterapia e práticas afins, que visem o aprimoramento da prática arteterapêutica.


ASSOCIAÇÃO POTIGUAR DE ARTETERAPIA - ASPOART


CONVIDA

DIA 20/11/2009

I JORNADA DE ARTETERAPIA DO RIO GRANDE DO NORTE - A VIDA PEDE ARTE

PROGRAMAÇÃO

08:00 - Abertura
08:30 - Palestra e workshop: A arte na Saúde
Manoel Elísio Feijão Júnior (Dr. Feijão)

09:30 - Palestra: Arteterapia: avanços, desafios e perspectivas
Dra. Cristina Allessandrini e Dr. Francisco Edilson Leite Pinto Junior

10:30 - Venda de livros com música ao vivo
11:00 - Estudo de Caso: Bulimia

Dra. Cristina Allessandrini e Dra. Maíra Bonafé Sei
12:00 - 13:30 – intervalo almoço
14:00 - Oficinas: Vagas limitadas
Dança Circular Sagrada - Soraya Delúzia
Porcelana - Liana Souza

Caixa de Areia - Luciana Pellegrini

Local: Universidade Potiguar
Campus: Floriano Peixoto


Mini-curriculum dos palestrantes

Dr. Manoel Elísio Feijão Júnior (Dr. Feijão)

Cearense de Sobral, formado em Odontologia pela UFRN, especialista em Cirurgia BucoMaxiloFacial. É musico, compositor, violonista, cantor, escritor, pandeirista e praticante em artes marciais e artes manuais, participações no projeto Seis e Meia e no Programa Jô Soares em 2002 e 2007. Há doze anos leva conforto e alegria aos pacientes (principalmente crianças e idosos) do Walfredo Gurgel, Varela Santiago e Giselda Trigueiro, comprovando a influência da música e da arte de modo geral no tratamento e recuperação dos pacientes.

Dra. Cristina Dias Allessandrini

Mestra e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pela USP, pesquisadora, escritora, coordena o Curso de Pós Graduação Lato Sensu Especialização em Arteretapia em parceria com a Universidade Potiguar,UnP, nas cidades de Natal-RN,São Paulo,SP,Goiânia,GO,Imperatriz, MA, Porto Velho,RO,Faculdade Integração Zona Oeste,FIZO em Osasco,SP,São Paulo,SP,Uberlândia, Mg, Goiânia, GO, Aracaju, SE e com o Instituto Nacional de Pós-Graduação,INPG, em Joinville,SC, Piracicaba,SP e Taboão de Serra,SP.

Dra. Maíra Bonafé Sei

Psicóloga, pela FFCLRP/USP, mestra e doutora em Psicologia Clinica, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de S.P, Psicóloga do Centro Cultural Cândido FUMEC- Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira/Associação Cornélia MEVHVlieg, atua em clínica particular, Docente de cursos de Especialização em Arteterapia, experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, com atuação focada nos seguintes temas: Winnicott, Arteterapia, Família, Saúde Mental, Vulnerabilidade Social, Intersetorialidade.

Dr. Francisco Edilson Leite Pinto Junior

Mestre e Doutor em Cirurgia pela UFPE, professor do Depto de Cirurgia da UFRN, Coordenador da disciplina de Oncologia da UFRN, Professor da disciplina de Medicina e Artes da UFRN e UnP; Professor Tutor do PAAB da Universidade Potiguar (UNP); Membro do comitê de ética em pesquisa da Liga Norte-Rio-Grandense contra o Câncer (LNRCC) e projetos de pesquisa – LNRCC, Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do RN (CREMERN). Membro da Academia de medicina do RN. Escritor e colaborador como cronista em dois jornais de Natal.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome completo:___________________________
Profissão/curso-período:_____________________
Instituição:______________________________
Membro de associação vinculada à UBAAT (atualizado 2009): Sim ( ) Não ( )
Telefone: ____________Email: ______________
Cidade:___________UF: ______CEP: _________
INVESTIMENTO
R$ 20,00 Estudantes e sócios em dia.
R$ 30,00 – demais profissionais Forma de pagamento:

Dep. Bancário ASPOART - CEF Ag. 2044 Operação 013 C/C 66690-1
Enviar para
aspoartarte@gmail.com
Dinheiro ou cheque ( ) no local

Os participantes receberão um certificado
(salvar em word 2003 enviando a ficha de inscrição para endereço eletrõnico acima)